A pegada ecológica, refere-se também, à quantidade de resíduos produzidos em relação aos limites de quanto o planeta consegue absorvê-los e transformá-los em recursos ao longo do tempo. Essa relação entre o uso de recursos naturais e produção lixo com a velocidade de reposição do planeta é chamada de biocapacidade, um importante conceito que se refere ao quanto o nosso planeta consegue suportar em relação às atividades humanas, sem perder seu espaço natural.
Portanto, a biocapacidade avalia o montante de terra e água, biologicamente produtivo, para prover bens e serviços do ecossistema à demanda humana por consumo, sendo equivalente à capacidade regenerativa da natureza. Todos estes dados são muito úteis para a compreensão da situação de consumo e das condições ambientais dos países e regiões do mundo, pois os dados da pegada ecológica devem ser vistos em conjunto com a biocapacidade.
Abaixo uma tabela feita pelo Relatório Planeta Vivo 2012, com dados do ano de 2008:
Para melhor compreensão dos dados da tabela, torna-se importante salientar que, a população mundial no ano de 2008 era de 6,74 bilhões de habitantes, que possuíam uma pegada ecológica de 2,7 hectares globais (gha) per capita, o que significava uma utilização de 18 bilhões de hectares globais. E o mundo tinha apenas 12 bilhões de gha de terras e águas bioprodutivas, isto significa que a pegada ecológica da população mundial estava gastando 50% além da biocapacidade do planeta, ou seja, a humanidade estava gastando em 1 ano o que a capacidade regenerativa da natureza só repunha em 1,5 (um e meio) ano.
Em vista disso, nota-se que a população mundial já ultrapassou os limites da sustentabilidade e só mantém o atual padrão de vida em função das riquezas naturais e dos recursos fósseis acumulados há milhões de anos. Quando estes recursos acabarem (especialmente os não renováveis) haverá um grande descompasso entre o capital econômico e o capital natural. Se nada for feito nos próximos anos o choque de um colapso ambiental poderá ser extremamente doloroso no futuro.
Resumo da diferença entre pegada ecológica e biocapacidade e a relação entre os dois termos
Portanto, o grande desafio do mundo nos anos seguintes, será reduzir as desigualdades de renda entre as nações, minimizando os impactos do consumo do alto padrão de vida dos habitantes dos países desenvolvidos e minimizando os impactos do alto crescimento populacional nos países mais pobres. Fazendo assim com que a pegada ecológica da humanidade seja compatível com a biocapacidade da Terra.
Comments