top of page

TI Verde e Tecnologias Verdes

TI Verde e Tecnologias Verdes 


A preocupação mundial sobre as mudanças climáticas vem aumentando cada vez mais atualmente, é notável que o mundo está passando por uma grande mudança em todos os setores de nossa sociedade e a busca por soluções e práticas sustentáveis tem se tornado cada vez mais necessárias. No campo da Tecnologia da Informação (TI), essa busca tem o nome de “TI Verde”.


Fonte Imagem: officetotal


O Que é TI Verde?

Mas afinal o que é o TI verde? Como ele é feito? Bom, o TI Verde refere-se à prática de incentivo do uso consciente de tecnologias e recursos do TI de uma maneira mais sustentável, a fim de minimizar seu impacto ambiental. Isso abrange uma ampla gama de práticas, desde a redução do consumo de energia até a reciclagem de equipamentos eletrônicos, no qual será melhor abordado a seguir:


Eficiência Energética: As tecnologias utilizadas no setor da TI (hardwares) no geral consomem muita energia, por isso um dos pilares da TI Verde é a Implementação de sistemas e dispositivos que consomem menos energia ou então o consumo de energia vindo de fontes renováveis.


Reciclagem e Reutilização: Nessa área há uma alta variedade de periféricos e gadgets e muitos são descartados de maneira inadequada e em excesso, por isso, promover a reciclagem e minimização da geração de equipamentos eletrônicos juntamente com a reutilização destes componentes também é um grande foco do TI verde.



Tecnologias Verdes


As tecnologias verdes, diferente do TI verde, são inovações tecnológicas criadas com o intuito de ou que ajudam a reduzir o impacto ambiental através do seu uso. Algumas das principais tecnologias verdes incluem:


Armazenamento em Nuvem: Essa tecnologia permite, como o próprio nome diz, armazenar dados na “nuvem”, ou seja, na internet, o que reduz a necessidade de hardwares físicos, resultando em um menor consumo de energia. Exemplos populares de serviços de armazenamento em nuvem incluem Google Drive, Dropbox e OneDrive.


Data Centers Verdes: Um Data Center é basicamente o local onde são armazenados todos os dados de uma empresa (a famosa “nuvem” como mencionado no item acima), porém o data center verde é projetado para ser mais sustentável e eficiente em termos de energia. Ele usa tecnologias e práticas que reduzem o consumo de energia e o impacto ambiental, como sistemas de resfriamento eficientes, fontes de energia renovável e reciclagem de equipamentos, visando minimizar a pegada de carbono e os custos operacionais.


Virtualização: A virtualização é tecnologia que permite criar vários computadores virtuais (chamados de “VM” ou maquina virtual) em um único hardware físico. Cada VM funciona como um computador independente com seu próprio sistema operacional e aplicativos, mas compartilham os mesmos recursos do hardware principal. Isso aumenta a eficiência, economiza custos, facilita a gestão dos recursos e reduz consequentemente o consumo de energia.



TI Verde e tecnologias verdes em Empresas


Agora que já discutimos sobre esse tema, você pode estar se perguntando como funciona a implementação do TI Verde nas empresas? Cada empresa deve adotar uma abordagem estratégica diferente e que se adeque a sua realidade. 


Auditoria Ambiental e Energética: É realizado uma inspeção feita por profissionais a fim de identificar áreas de maior consumo de energia e geração de resíduos no intuito de diminuí-lo.


Definição de Objetivos: Com auxílio dos auditores serão estabelecidos metas claras de sustentabilidade, como redução do consumo de energia em um percentual específico ou minimização a quantidade de resíduos eletrônicos alinhados com o aumento do desempenho da empresa.


Políticas de Sustentabilidade: Desenvolver políticas de sustentabilidade que incentivem a adoção de práticas verdes.


Investimento em Tecnologias Verdes: Investir em tecnologias que aumentem a eficiência energética e reduzam o impacto ambiental.


Uso de Energias renováveis: Utilização de energias renováveis, como solar, eólica ou biomassa, para operações de TI, especialmente os data centers, os quais há uma demanda maior de energia. É importante salientar que deve-se sempre buscar certificações que comprovem o uso de energias renováveis. 


Reciclagem e reaproveitamento: A criação de um programa de reciclagem para equipamentos de TI e a reutilização partes de hardware a fim de reduzir a necessidade de novos componentes e minimizar o desperdício.


TI Verde e tecnologias verdes são essenciais para uma gestão mais sustentável da tecnologia. Empresas que adotam essas práticas não apenas ajudam a preservar o meio ambiente, mas também se destacam em um mercado cada vez mais voltado para a sustentabilidade.  Além disso, essas práticas podem resultar em economia de custos operacionais, aumento da eficiência e melhoria da imagem corporativa da empresa.



Comentarios


bottom of page